TEXT TEXT

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

SERRA DA GRACIOSA











Palmeira na Névoa / Bromélias em flor / Vitória Régia

*
*

BELEZA NATURAL NA ESTRADA
QUE CRUZA A SERRA EM DIREÇÃO
AO LITORAL DO PARANÁ

Ponte secular


A Estrada da Graciosa (PR-410) é uma estrada pertencente ao governo do Paraná (sul do Brasil) que utiliza a antiga rota dos tropeiros (grupos de condutores de cavalos e muares que percorriam os estados do sul, desde o Rio Grande do Sul até São Paulo – levando mercadorias que poderiam ser os próprios animais) em direção ao litoral do Estado. A Rstrada da Graciosa interliga Curitiba, a capital do Paraná, até Morretes, dando acesso a pequenas cidades liorâneas.
A estrada atravessa um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do, marcado pela mata tropical e pelos belos riachos que nascem na formosa Serra do Mar. Desde 1993, parte desse trecho da Serra foi declarada pela Unesco comoReserva da Biosfera da Mata Atlântica. Na região, existem dois importantes parques estaduais: O Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.
História
Datam do início do Século XVIII as primeiras notícias sobre a pioneira Trilha da Graciosa, que deu origem ao trajeto. As obras de construção da estrada foram concluídas em1873, tendo sido iniciadas logo após a criação da Província do Paraná, por ordem do seu primeiro presidente, Zacarias de Góis Vasconcelos. Até a metade do Século XX, a Estrada da Graciosa permaneceu como única estrada pavimentada do Estado, sendo importante rota de escoamento da produção agrícola e madeira do Paraná rumo aos portos (Paranaguá ou Antonina)
. Nesse caminho de pedra, às vezes ingrime, transitavam cargas de café, erva-mate, madeira de lei e outras mercadorias manufaturadas que chegavam através dos portos paranaenses.
Ao longo da rodovia, são mantidos Sete recantos, contendo estruturas de lazer (churrasqueiras, sanitários, mirantes) que facilitam o acesso dos visitantes que querem conhecer as belezas da Serra do Mar paranaense:

Vista Lacerda
Rio Cascata
Grota Funda
Bela Vista
Curva da Ferradura
Mãe Catira
São João da Graciosa



Portal


Rio fluindo por entre a floresta



Pendendo das árvores


Comunhão

"Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti,
ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus,
do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?"

Salmos 42.1-2







Restaurante em edifício histórico (Morretes)