TEXT TEXT

sábado, outubro 15, 2005

LIBERDADE




Guiados pelo Vento

“O VENTO SOPRA ONDE QUER OUVES A SUA VOZ, MAS NÃO SABES DONDE VEM, NEM PARA ONDE VAI; ASSIM É TODO O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO”
São João 3.8
A mentalidade do homem natural é racional, prática, pragmática, programática. O homem moderno vive da racionalidade e de suas bases seguras, lógicas, objetivas. Mas, como conciliar a natureza do velho homem com a Nova Criatura? Muitos, por falta de fé, vivem acumulando bens porque sentem-se inseguros. Como, pois, viver firmados na fé cristã em um mundo é que tempo é dinheiro? Como viver espiritualmente e se sentir seguro mesmo em meio a incerteza?
01. O Espírito Santo é livre
“O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai”. Utilizando a cena comum do vento passando Jesus mostra como vive a pessoa que nasceu de novo. (Leia todo capítulo de S.João 3)
Jesus mostra a realidade da pessoa que pode ver o Reino e, no futuro, viver plenamente no Reino: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”. Assim Ele ensina que algo maravilhoso e sobrenatural acontece na vida daqueles que são chamados da morte espiritual para a vida firmada no Espírito eterno – e não mais no mundo das aparências passageiras.
O Espírito Santo é livre, plenamente soberano – nosso amigo invisível, infalível, supremo em sabedoria, bondade e justiça. Vive em liberdade aquele que ouve e segue a voz do Espírito de Deus.
Paulo, em 2 Coríntios 3.17 lembra que “ ... O Senhor é Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, ai há liberdade”.
02. Podemos discernir a voz da liberdade
Paulo, em determinado momento de sua carreira cristã, mostra-se decepcionado consigo mesmo - reconhece sua insuficiência e carência da misericordia de Deus: “Quem me livrará do corpo dessa morte?” (Romanos 7.24). Em um mundo que ama a independência e a suficiência o Evangelista João lembra o que Jesus disse sobre a liberdade: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8.36).
Liberdade não quer dizer auto-suficiência, nem fazer as vontades da velha natureza! Só há verdadeira liberdade se quem nos guia é essencialmente livre. Deus é livre em sua essência e soberanamente livre em seus desígnios insondáveis. Nós somos limitados e vivemos numa realidade espiritual que nos limita. Se, porém, estamos sob o Senhorio de Cristo vivemos, então, a verdadeira liberdade; Se estamos sem Cristo estamos espiritualmente mortos e somos escravos do pecado – não temos, em nós mesmos, capacidade de achar genuína liberdade, ou viver em liberdade. Muitas vezes olhamos a liberdade como algum atributo humano – não existe liberdade na condição humana caída. Só é livre quem foi chamado da morte para a liberdade capaz de negar a si mesma por amor.
03. Somos guiados pelo Espírito
A genuina liberdade não pode estar condicionada a pretensa autonomia humana.
A liberdade está relacionada à soberania de Deus. Só pode ser livre aquele que é a própria liberdade: Deus!
O único que pode chamar alguém da escravidão para a condição de liberto é o Espírito de Deus: “Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos Filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, mas de Deus”. O paradoxo entre a Soberania de Deus e a liberdade humana é apenas aparente. A liberdade não é humana, mas divina. Só é livre quem é chamado à liberdade daquele que a criou.
Paulo, aos Gálatas 5.1: ”Para a liberdade foi que Cristo nos libertou” ... “Porque, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gl 5.1;13).
Portanto, não fizemos uma opção pela liberdade – a Liberdade é que nos chamou para vivermos sua condição e sob a proteção de suas asas. Nossa escolha, desde o princípio, é que foi uma escolha errada: A autonomia gerada pela cobiça – pois toda ação humana longe de Deus corresponde à escravidão, e não a verdadeira liberdade. O que peca é escravo do pecado. Deus.porém, nos dá poder para vencer as tentações.

DESAFIO DA PALAVRA
Deus é o único ser livre – e somos livres na medida em que somos libertos por Ele, através de Cristo Jesus. Nossa liberdade não pode ser entendida como auto-suficiência, ou com autonomia. Não existe liberdade fora da soberania de Deus. Por isso Jesus comparou a pessoa que nasceu de novo dizendo:
O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. A preciosa liberdade que Deus nos deu tem sua componente de responsabilidade: Usá-la para amar, fazer o bem, servir ao próximo, adorar a Deus em Espírito e em verdade. Somos livre para andar nas obras que Deus preparou para nós, com antecedência – conforme Efésios 2.1-10. Ser livre é viver em plena confiança na Soberania de Deus – sem temer o futuro. Por isso Martin Luther King pode exclamou, em seu último sermão, antes de ser atingido por um tiro fatal de seu assassino: “Estou feliz esta noite. Não ando preocupado com nada. Não temo homem nenhum. Meus olhos viram a glória da vinda do Senhor”. Você é verdadeiramente livre? Busca, pois, ouvir, discernir e seguir a voz do Vento!
José J de Azevedo, 2005.