TEXT TEXT

sábado, abril 08, 2006

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA


Páscoa!!!... Que Páscoa?

Não bastasse o Natal, em que um velhozinho barbudo e gordo, de gorro vermelho e barba de algodão, usurpa o sentido verdadeiro da data – o nascimento de Jesus - o mesmo acontece
com a Páscoa: Coelhos e ovos de chocolate, etc, deixam de lado o
significado verdadeiro da celebração para reinar
numa festa que nunca foi deles.
Páscoa!!! ... Que Páscoa? Afinal, qual o significado
original e verdadeiro da Páscoa?

Conforme a Bíblia, Abraão e sua família permaneceram fiéis a Deus único, criador da vida, do céu e da terra. Seus descendentes formaram a primeira nação monoteísta (crença na existência de um único Deus - Criador e Todo-Poderoso). Babilônios, Caldeus, Egípcios, etc., adoravam a lua, sol, estrelas, animais, forças da natureza – A revelação do Deus Criador foi recebida primeiramente pelos hebreus.
Esses descendentes de Abraão, depois de amargar cerca de 400 anos de escravidão, no Egito, foram libertos pela ação de Deus na História, liderados por Moisés.
Páscoa significa passagem e corresponde a uma das três festas israelitas - quando comemora-se o êxodo e a libertação do cativeiro. A celebração da Páscoa judaica consiste numa refeição familiar, onde é servido um carneiro, comido com ervas amargas e pães sem fermento. O cordeiro significa o sacrifício; o pão sem fermento, a pureza; as ervas amargas os fazem recordar da pesada servidão em que eram submetidos, no Egito, e da milagrosa libertação.
Eis como foi celebrada a Páscoa, pela primeira vez: Inspirado por Deus, Moisés orientou o povo, dizendo a seu povo: "...cada um tomará um cordeiro, sem defeito que será imolado no crepúsculo da tarde. Tomarão o sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem; naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas. Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão...é a Páscoa do Senhor. Porque naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei todos os primogênitos, desde homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. O sangue será por sinal nas casas em que estiverdes; quando vir o sangue, passarei por vós e não haverá praga destruidora quando eu ferir a terra do Egito"(Ex 12).
Naquela noite, da primeira páscoa, o anjo do Senhor passou por sobre todo o Egito, cumprindo a profecia de Moisés – mas todos os que tinham o sangue do cordeiro em suas portas e vergas foram protegidos da última praga do Egito.
Desde então a Páscoa passou a ser comemorada, anualmente, pelas doze tribos descendentes de Abraão, que gerou Isaque, que gerou Esaú e Jacó. Jacó gerou as 12 tribos e ganhou o nome de Israel – que quer dizer “aquele que luta com Deus”.
O Evangelista Mateus - 26.17-19 - relata que Jesus comemorou a Páscoa: “No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa? E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos". Naquela noite Jesus deu novo significado a Páscoa, dizendo: “... Tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei; isto é o meu corpo. A seguir tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” (Mateus 26.26-30).
O cordeiro sempre era oferecido, queimado no altar, como sacrifício pelos pecados, através dos sacerdotes. Na sua última comemoração da Páscoa Jesus se apresenta como o Cordeiro a ser sacrificado para salvação dos escolhidos de Deus. Por isso, no início de seu ministério Jesus foi apresentado ao povo por João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (S.João 1.29).
Em nossos dias a Páscoa Cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Como o Cordeiro sem defeito e sem pecado, Jesus foi crucificado para nos trazer reconciliação com Deus, perdão e libertação. No terceiro dia levantou-se dos mortos, para dar vitória a todos os nele crêem e a Ele obedecem como Senhor e Salvador de suas vidas.

José J Azevedo

2 Comments:

Blogger Baessa Barros said...

No passado dia 11 de agosto de 2005, deixasre um comentário no blog saodomingos. Confeso que quiz responder logo,mas fui adeando só hoje resolvi faze-lo. Tinhas pedido fotografias para o blog. Fui a C. Verde e fiz mil e umas fotografias e uma pequena parte está esposta no santiagotur.blogspot.com.
Cumprimentos

3:43 PM

 
Blogger michelsmith5815359844 said...

Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.

9:07 AM

 

Postar um comentário

<< Home