TEXT TEXT

segunda-feira, novembro 07, 2005

FERNANDO PESSOA, VIDA E OBRA

POESIA TRANSCENDENTE
*

A força liturgica da poesia de Fernando Pessoa (Lisboa, 1888-1935) deu ao poeta português um lugar definitivo na literatura universal. Em sua engenharia poética forjou vários outros poetas, - seus heterônimos. Cada um deles com uma personalidade, estilo e crença, distintas. Publicamos aqui dois de seus poemas. O primeiro deles, apesar de uma coloração panteísta, é uma bela oração brotada com toda sinceridade de um coração reverente a Deus.
Você quer conhecer mais da vida e da poesia do genial Fernando Pessoa?
Acesse o site: http://www.casafernandopessoa.com/

SENHOR....

Senhor, que és o céu e a terra, e que és a vida e a morte!
Tu és os nossos corpos e as nossas almas e o nosso amor és Tu também.
Onde nada está tua habitas e onde tudo está – o Teu templo – eis o Teu corpo.
Dá-me alma para Te servir e alma para Te amar.
Dá-me vista para Te ver sempre no céu e na terra,
Ouvidos para Te ouvir no vento e no mar, e mãos para trabalhar em Teu Nome.
Torna-me puro como a água e alto como o céu. Que não haja lama nas estradas
dos meus pensamentos nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos.
Faze com que eu saiba amar os outros como irmãos e a servir-Te como a um Pai.
Minha vida seja digna da Tua presença. Meu corpo seja digno da terra, Tua cama.
Minha alma possa aparecer diante de Ti como a de um filho que volta ao lar.
Torna-me grande como o sol para que eu te possa adorar, e torna-me puro como o luar,
para que eu te possa rezar; e torna-me claro como o dia
para que eu te possa ver sempre em mim, e rezar e adorar-te.
Senhor, protege-me e ampara-me! Dá-me que eu me sinta Teu.
Senhor, livra-me de mim.

AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor,
Finge tão completamente
Que chega a fingir ser dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só as que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de cordas
Que se chama coração.

01.04.1931

2 Comments:

Blogger SuEli said...

Oi Julio,
Visitei seu blog, e como, também, sou discípula de Cristo, gostaria de convidá-lo a me visitar no meu blog, baseado na minha espiritualidade e no Meu Serviço a Deus.
www.amorsabedoria.blogspot.com/
Com carinho,
Eliana

8:31 PM

 
Blogger Menina Marota said...

Olá...
Sendo uma amante de Poesia e, em especial de Fernando Pessoa, adorei vê-lo aqui representado!
Grata pela visita e pelas palavras deixadas no Poesia Portuguesa, deixo um abraço e boa semana :)

1:38 PM

 

Postar um comentário

<< Home