TEXT TEXT

segunda-feira, novembro 14, 2005

NA ROTA DAS ANDORINHAS

PEREGRINAS DO AR
*

Algumas espécies de andorinhas migratórias voam milhares de milhas, desde a América do Norte, passando pela América Central, cruzando oceanos, rios, cordilheiras. No Estado do Paraná, Brasil/Sul, elas chegam no doce calor da primavera. Gostam do convívio humano, por isso preferem as frondosas árvores das praças de pequenas ou grandes cidades.
No clima frio do norte dos Estados Unidos e Canadá as pequeninas são recepcionadas com alegria pelos habitantes. Alguns deles chegam a construir verdadeiros edifícios sustentados por pilares, para abrigá-las do vento e do frio. Nesses pequeninos apartamentos elas fazem seus ninhos e procriam. As andorinhas são benéficas para o ser humano. Não apenas porque alegram suas manhãs e entardeceres com seus bailados no ar, seus trinados e gorgeios. Elas são predadoras de muitos insetos que infestam as lavouras. Todas as manhãs elas saem em bandos de milhares em busca dos campos e plantações próximas ou distantes, há mais de trinta quilometros, para caçá-los no ar. Com isso prestam um seriço inestimável, de graça, e sem poluir o ambiente com agrotóxicos nocivos à saúde humana e de outros animais. Conforme a Wikipédia, "as andorinhas são um grupo das passariformes (aves comedoras de sementes, insetos e pequenos invertebrados) da família Hirundinidae. A família destaca-se dos restantes pássaros pelas adaptações desenvolvidas para a alimentação aérea.As andorinhas caçam insetos no ar e para tal desenvolveram um corpo fusiforme e asas relativamente longas e ponteagudas".
Proteja as andorinhas, onde quer que saiba que estão sendo agredidas. Deus criou-as para serem nossas pequenas amigas.
ANDORINHAS
Voa, voa, andorinha,
Você não é de ninguém, nem minha.
Voa, voa no céu de Deus
Voa junto a milhares seus.
Peregrinas no espaço
Pastam invertebrados na roça
De tardezinha sobrevoam a cidade
Desenhando no ar uma palavra: Felicidade!
Andorinha de verão
Voa do Norte para o Sul,
na rota do sol
Nunca verão planeta como este.
Seu horizonte é azul.
Voa, voa andorinha
Sem brevê, sem passaporte
sem carteira de identidade
nem fila do INSS
Aninha em seu coração navegante
o sonho da liberdade!
(José J Azevedo, 1992)
*
*
ENCONTRANDO-SE NO CÉU TROPICAL

As aves migratórias, acompanhadas dos filhotes crescidos, agora juntam forças para deixar o Sul do país, em busca das terras quentes da Amazônia e da América Central. Entre elas, estão as andorinhas domésticas, que migram do Sul para o Norte, e nos trópicos encontram as andorinhas azuis, que saem das terras geladas da América do Norte, para fazer o verão brasileiro (Globo Rural).

OU DANÇANDO UM FADO EM PORTUGAL

FADO DAS ANDORINHAS
Porque os meus olhos se apartam/Dos teus, não lhes queiras mal.Que as andorinhas que partem,/
Voltam ao mesmo beiral.
Eu hei-de voltar um dia,/
Eu sou como as andorinhas. Se as tuas saudades forem/Bater à porta das minhas.

(Letra e Musica: A. A. d`Eça/Portugal)

ENQUANTO ISSO, NO CINZENTO CÉU DE LONDRES...

Ivan Lessa, em artigo da BBC Brasil.com, em 2003, transmitia a seguinte notícia: “Em 1925, um levantamento apurou que haviam 2.604 andorinhas em Kensington Gardens, aquele ao lado de Hyde Park, onde fica o palácio que já foi residência de Diana, Princesa de Gales”. Alarmem-se: “Passados 76 anos, acharam que era hora de uma nova vistoria. Encontraram apenas oito. No ano passado, queda de 50%: quatro foram localizadas. Ao que parece, tristonhas e solitárias”.

E AGORA, QUANTAS ANDORINHAS ILUMINAM A ABENÇOADA INGLATERRA?

2 Comments:

Blogger Poesia Portuguesa said...

Adorei estes texto, tal como adoro andorinhas...

Grata por esta partilha.

Um abraço e bom fim de semana :)

12:27 PM

 
Blogger José Alencar Tavares said...

Estou fazendo pesquisa em grup0 , e o meu tema é : locomoção. Eu sofri e sem ideia, começei a girar pela net.Eu descobri as suas andorinhas azuis e vi tái. Esse é o meu tema.Eu não sabia, eu nem sabia da missa metade sobre as andorinhas. É uma história curiosa. Aprendi do seu habitat, da sua proteção para os humanos e animais , para as lavouras. Da sua migração. Nossa aprendi tudo. Vou tirar dez. Tenho 11 anos , Aprendi bastante

9:21 PM

 

Postar um comentário

<< Home