TEXT TEXT

domingo, junho 04, 2006

JUVENTUDE



MENSAGEM AOS JOVENS

Escrevo a vocês, jovens, porque sei que muitas outras mensagens chegam a vocês - e nem sempre são mensagens que dignificam, ou valorizam, suas vida. Escrevo movido pelo amor que nasce do coração de Deus - conforme nos ensinou Jesus: “Amai-vos uns aos outros”.
A juventude tem, em si mesma, um coração livre e sincero. É naturalmente solidária com seu próximo e tem sonhos de fraternidade, amizade e alegria, em sua mente. Esta é a tradição da verdadeira humanidade que, à cada geração, precisa ser resgatada e cultivada, para que o sentido da existência - individual e coletiva - seja o sentido da vida, e não o da morte; da plenitude e diversidade - e não da uniformidade e mesmice; da honestidade e simplicidade - e não o da mentira e falsidade.
Brasil, onde está a tua alma?
É necessário prudência - ser mansos e humildes, como ensinou Jesus. Uma nação se constrói de pessoas capazes de refletir, medir, pesar, avaliar suas próprias ações. Uma nação se constrói com pessoas soberanas e zelosas da sua dignidade - que não se curvam diante da mesquinhez, da corrupção, do suborno ou da violência. Jovens, o Brasil mora em seus corações cheios de saúde e esperança! Preservem suas almas! “De que adianta um homem ganhar o mundo inteiro e arruinar sua alma?”. Não submetam sua consciência à moral relaxada e à falta de responsabilidade e compromisso. Não se esqueçam que o Reino de Deus está sendo restaurado, conforme a Bíblia, “no meio de seus inimigos” - e vocaciona moços e moças para o exercício da justiça e da verdade. Pessoas que não se inclinam ao deus deste século, mas têm sede do Deus Verdadeiro. Pessoas que não se conformam a seus próprios erros, mas que busquem se superar, aprendendo com eles - mesmo os mais amargos - como remédios capazes de prevenir males piores. Não sem burros! Nem sejam demasiadamente ingênuos. Saibam valorizar e aprender algo com a experiência dos mais velhos - cada ancião tem vivências e preciosas lições a transmitir aos mais jovens - o jovem prudente apreende mais sabedoria ouvindo do que falando.
Não sejais convencidos de sua superioridade - conheçam seus limites, mas não ultrapassem o bom senso. Sejam equilibrados, mas saibam administrar tempos de desequilíbrio, cultivando uma mente tranqüila, em busca do futuro.
Busquem, todo santo dia, orientação do Alto, e comunhão com o Senhor da Vida. Não sigam aqueles que desprezam as Sagradas Escrituras, em direção às trevas. Na Bíblia estão registradas as maiores verdades reveladas por Deus a homens santos, e a pecadores. Nela estão os ensinos de Jesus Cristo, seu exemplo de uma vida vivida na Graça e no Poder de Deus: curando, libertando, consolando, tirando da morte espiritual. As palavras do Mestre têm mais valor que as palavras de todas as bibliotecas do mundo - porque Ele morreu na Cruz por amor e em lugar de cada um de nós, pecadores. E venceu a morte e o inferno, em Sua ressurreição. Nos justifica e nos dá vitória!
Queridos jovens,
Deus criou a vida para ser vivida, e não mitigada sob o peso da lógica, da razão e da necessidade, apenas. Ele disse: “Nem só de pão vive o homem”. Há todo um horizonte de possibilidades na arte, na comunhão com a natureza, na convivência leal com familiares, amigos e irmãos de fé. Não se esqueçam que vivem em sociedade - peçam a direção de Deus, antes de qualquer envolvimento: saibam discernir! Existem muitos falsos profetas, em nosso tempo, vendendo o ouro falso - lembrem-se de que uma pepita de ouro verdadeiro exige muito esforço e trabalho para ser conquistado.
Não gastem suas vidas apenas em busca de riquezas materiais, mas lembrem-se que sua alma e seu espírito também precisam de Alimento - que pode ser encontrado na oração e vivência da Igreja - muitas são as igrejas cristãs, mas há um só Corpo de Cristo, formado por todos aqueles que sinceramente amam e crêem de Jesus Cristo como Filho de Deus.
Não se submetam, relaxadamente, à opinião alheia: considere-as, mas saibam que cada um é livre para decidir e optar - e de que de tudo dará conta, um dia.
Amem as crianças! Dêem a elas o melhor de seu tempo e de suas possibilidades. Há uma tradição sagrada a ser transmitida a cada geração humana: cultivando o jardim as flores e plantas serão viçosas e saudáveis - a natureza, então, se revelará com beleza. Não repitam os preconceitos dos egoístas, que tudo querem para sí, apenas. A terra deve frutificar para todos. Deus, o Senhor, cobrará de todos os que administram recursos o que lhes foi confiado. Vivam sua vida escolar, e profissional, com respeito e bondade.
Lembrem-se que cada dia não volta mais. Por isso não desperdicem seus dias nos vícios e futilidades - mas se eles, um dia, os arrastarem para dolorosas experiências, busquem o perdão de Deus e força para voltar à liberdade perdida: o arrependimento (mudança de vida) é uma bênção oferecida a todos.
Uma Nação é soberana na medida em que seus cidadãos zelam de sua dignidade, e se valorizem. Ergam as cabeças, mas não arrebitem os narizes, porque “os que se humilham são exaltados e os que se exaltam, são humilhados”.

Jovens, falo-vos de coração aberto e mente tranqüila. Sei que no tempo de minha juventude a experiência e a sinceridade de alguns me foram úteis, em minhas decisões. Sabemos que é da natureza humana convencer-se pela própria experiência - felizes os que valorizam o bom conselho como parte de sua experiência. Desejo-vos que amem a luz que vem da Cruz de Cristo, e que as bênçãos de Deus sejam constantes, em suas vidas.
(José J Azevedo)