TEXT TEXT

domingo, novembro 20, 2005

JESUS CRISTO

"Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem crê em mim, ainda que morra, viverá"
(S.João 11.25)
*

*
JUSTIÇA PRÓPRIA OU JUSTIÇA DE DEUS?
Romanos 10.1-15

Certa ocasião, depois de ter multiplicado pães e peixes, e fartar uma grande multidão, um grande grupo passou a ir atrás de Jesus. Jesus advertiu-os, sabendo o que acontecia em suas mentes: “... vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes pães e vos fartastes”. Assim, Jesus advertia contra a RELIGIÃO UTILITARISTA. Depois eles perguntaram: “Que faremos para realizar as obras de Deus?” – Jesus respondeu a eles: “A obra de Deus é esta: QUE CREIAIS NAQUELE QUE POR ELE FOI ENVIADO” (João 626-29). O texto de Romanos 10.1-15 nos desafia de deixar de lado qualquer pretensão de salvação fora de CRISTO e a renunciar toda religiosidade que rejeita a JESUS como único SENHOR e único SALVADOR.

1. CRISTO, JUSTIÇA DE DEUS.

A tradição religiosa dos Judeus dava ênfase à justiça própria como meio da salvação. Essa tradição ainda não compreendia o valor superlativo da Graça, sobre as obras. Nesse contexto é que grande parte dos leitores da Tora rejeitaram a Jesus como Salvador e Cristo de Deus.
Explicando a situação Paulo referiu-se a Lei do Antigo Testamento como guia para chegar a Cristo. Nesse sentido a finalidade da Lei seria mostrar a falência da justiça humana e a verdadeira Justiça, encarnada. Por isso Jesus podia declarar, ousadamente: “Ninguém vai ao Pai a não ser por mim”.
Paulo, em sua carta aos cristãos romanos lembra que “... ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Romanos 3.20). E mais: “... o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei" (Romanos 3.28). Em Romanos 6.14 afirma que "o pecado não terá (mais) domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei e sim da graça".

2. CRISTO, SALVAÇÃO DE DEUS.
Explicando sobre a exclusividade da salvação da alma o próprio Jesus, em João 12.47-8, afirma: “Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salva-lo. Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que eu tenho proferido, essa o julgará no ultimo dia”.
Pedro, em seu sermão, cita o profeta Joel: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Atos 2.21).
Romanos 10.9-10: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus O ressuscitou entre os mortos, será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.

3. CRISTO, A PALAVRA DE DEUS.
REJEIÇÃO – Jesus disse aos seus discípulos, conforme Lucas 10.16: “Quem vos der ouvidos, ouve-me a mim; e quem vos rejeitar a mim me rejeita; quem, porém, me rejeitar rejeita aquele que me enviou”.
Todo aquele que CRÊ em CRISTO não será confundido. Todo aquele que INVOCAR o nome do SENHOR JESUS será salvo.
A Igreja tem o dever de PREGAR A PALAVRA – seja oportuno ou não. É MISSÃO DA IGREJA testemunhar com a própria vida a realidade transformadora da Sua presença. O TESTEMUNHO LOCAL requer o Evangelho integral. AÇÃO TRANSFORMADORA, AMOR A JUSTIÇA, BOA NOVA! Devemos lembrar ao mundo que SOMOS IMPERFEITOS, mas CRISTO é a nossa PERFEITA JUSTIÇA. Nele confiamos nossa alma, dependemos dele. Só o Espírito Santo – o Espírito de Cristo – pode nos dar poder para fazer as obras que Deus preparou para que andarmos nelas – conforme Paulo explica em Efésios 2.1-10. CRISTO É A NOSSA JUSTIÇA. Ele nos purifica de todo o pecado.
Além do TESTEMUNHO LOCAL a Igreja está vocacionada para preparar e enviar MISSIONÁRIOS a todas as Nações. Por isso fulgura no Evangelho verdadeiro as palavras de Jesus: “Edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. A Igreja avança sob o poder e a autoridade do único Senhor. “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”.



DESAFIO – Crer significa servir e obedecer. Todos os descrentes amam a JUSTIÇA PRÓPRIA. JESUS NOS CHAMA PARA A VERDADEIRA JUSTIFICAÇÃO.
1.a Coríntios 1.18-24: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, o poder de DEUS ... Os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a CRISTO CRUCIFICADO, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a CRISTO crucificado, poder de DEUS e sabedoria de Deus”.
A IGREJA tem uma missão a cumprir. Isso exige zelo, compromisso, estratégia, testemunho real de vidas transformadas; firme CONVICÇÃO DA FÉ. Só glorificando a DEUS e vivendo a prática do AMOR é que a Igreja poderá cumprir a GRANDE COMISSÃO: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”.

José J Azevedo

1 Comments:

Blogger SuEli said...

Que Deus Seja Louvado e que Sua Obra Redentora se cumpra em todos nós que fomos chamados a segui-LO.
Amém!

Um grande abraço,

7:37 PM

 

Postar um comentário

<< Home